Oi!!!
A paz de Cristo e
Salve Maria! Mãe do meu Senhor!(Lc 1: 43)
Salve Maria! Mãe do meu Senhor!(Lc 1: 43)
Fez-se necessário detalhar o comentário do Rayfran abaixo, de forma didática, para que ninguém julgue os católicos de maneira errônea ou nos faça tropecar em pedras de erros(Romanos 14,13) e para que a mensagem do Senhor seja clara e fundamentada, não sendo tirada de contexto, como nossos irmão protestantes o fazem, para justificar seus equivocos e a livre interpretação das Escrituras(II Pd 1: 20). O que está em preto é o comentário do estimado leitor Rayfran; O que está em azul é o nosso comentário, devidamente fundamentado na Bíblia. Vamos ao que interessa:
_________________
“Não farás para ti imagem de escultura, Nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, Nem em baixo na terra, Nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto...” Ex 20.4,5
Até aqui, foi você...
Mas a verdade é que este texto está completamente fora do contexto e é amplamente usado pelos protestantes para afirmar que Deus proíbe a feitura de imagens. Se isso fosse verdade, Deus seria pecador (Deus me perdoe), pois ele fez o homem a sua imagem e semelhança (Gn 1: 26).Além disso, existem várias passagens bíblicas permitindo o usos de imagens, que não vou enumerá-las, pois a Naina já o fez em seu comentário.
Mas a verdade é que este texto está completamente fora do contexto e é amplamente usado pelos protestantes para afirmar que Deus proíbe a feitura de imagens. Se isso fosse verdade, Deus seria pecador (Deus me perdoe), pois ele fez o homem a sua imagem e semelhança (Gn 1: 26).Além disso, existem várias passagens bíblicas permitindo o usos de imagens, que não vou enumerá-las, pois a Naina já o fez em seu comentário.
Bom, com esse versículo, eu quero expôr o meu pensamento, diante de um assunto muito polêmico.
Até aqui, foi você...
Mas a verdade é que isso é polêmico só para quem não tem conhecimento bíblico e vive na ignorância da fé (I Pedro 3,15).
Na minha opinião, Deus quer dizer imagens para adoração, de Deus, por exemplo, ou de outros deuses. Isso era, e ainda é render culto.
Até aqui, foi você...
Mas agora eu fiquei curioso! Me mostre nos documentos da Sagrada Igreja, algum artigo permitindo a adoração (culto) de outro deus que não seja nosso Deus Uno e Trino(Pai, Filho e Espírito Santo).
Visto que algumas imagens de santos religiosos atuais refletem deuses falsos gregos, romanos e egipcios.A chamada nossa sra aparecida, a santa "negra" é identica a Artemis dos efesios, que tinha maos, pes e rosto negros.E compare a famosa imagem de Maria com Jesus bebe, feita por ai com a deusa egipcia Isis, com o filho Horus.
Até aqui, foi você...
Até aqui, foi você...
Mas olha o que achei em um fórum (http://www.paroquias.org/forum/read.php?12,680,43384):
A confusão continua, por isso coloco a coisa mais graficamente:
Diana (romana) = Artémis (Grega) <> Ísis (Egípcia)
A cena dos Atos dos Apóstolos não aquece nem arrefece para o assunto. A única coisa que daí podemos tirar é que no tempo de Paulo (50DC?) o culto de Diana era popular em Éfeso (Ásia Menor). Nada nos diz sobre posteriores evoluções ou ligações deste culto. Quando em 200DC o culto de Isis está no auge podemos assumir que alguns aspectos sentimentais e figurativos do anterior culto de Diana tenham sido transferidos para Isis como mais tarde seriam transferidos para Maria. Mas querer dizer que é tudo a mesma coisa é nitidamente abusivo. É como dizer que as mulheres são todas iguais e perseguem os mesmos objectivos de vida porque têm características sexuais comuns. Da mesma forma, não é porque o Natal se celebra a 25 de Dezembro que somos adoradores do Sol. O facto da Igreja ter transferido para si muitas das imagens, datas e até ideias pagãs, não paganizou o cristianismo mas antes cristianizou os cultos pagãos. Atitude inteligente que permitiu cristianizar minimizando tensões e conflitos. A veneração de Maria foi com certeza importante para não dizer fundamental neste processo. Quando no fim séc. IV o paganismo é ilegalizado, os seus templos são destruídos ou reconvertidos em templos cristãos. Assim muitas igrejas dedicadas a Maria são construídas sobre o que eram anteriormente templos de Diana ou de Ísis ou de outras deusas pagãs, o que naturalmente ajudou à identificação das populações com os novos valores cristãos, tendo por associação os santos cristãos assumido títulos anteriormente dedicados aos deuses pagãos. Mas daí a confundir as coisas e a dizer que Diana, [Artemis ou Ísis] era indistinguível de Maria, só mesmo por má fé ou muita falta de óculos. Nunca se viu Maria representada como deusa da caça com arco e flecha, nem assumindo a forma de serpente como Ísis. Pelo contrário Maria é aquela que esmaga a serpente e títulos como de "Theotokos, Dei Genitrix" (aquela que gerou Deus), pretendem explicitamente honrar o seu divino Filho e não têm nenhuma raiz no paganismo.
Se formos fundo na história, podemos perceber que na Igreja Cristã Primitiva, onde não havia divisão entre protestantes e católicos, não havia nos cultos nenhuma imagem. Isso foi adotado, quando OS GNÓSTICOS, OS NICOLAíTAS, OS JUDAISANTES, sem falar nos diversos grupos pagãos que "convertidos" exerceram forte influência sobre a Igreja e assim, aos poucos, a Igreja de Roma assimilou crenças alheias à Igreja Primitiva admitindo no seu seio membros que não confessavam a conversão.
Até aqui, foi você...
Até aqui, foi você...
Mas a verdade é que, na igreja primitiva viam-se imagens. A Igreja primitiva tinha sim uma grande veneração pelas imagens prova disso são as Imagens contidas nas Catacumbas Romanas dos primeiros séculos.
Abaixo estão fotos das Catacumbas dos Primeiros séculos, vejam que os primeiros Cristãos usavam as imagens e isso séculos antes de Constantino! Veja por si mesmo:
Lá encontraremos várias Imagens:
Imagem de Maria mostrando a veneração dos primeiros Cristão a Santíssima Virgem:
Encontramos a Imagem do Batismo onde uma Criança está sendo batizada:
O Primeiro e segundo século do Cristianismo é um testemunho arrasador contra o protestantismo!
Encontramos a Imagem dos Cinco Santos, mostrando a veneração na Igreja Primitiva:
A Imagem "Cristo o Pastor", onde mostra claramente que os primeiros Cristãos usavam imagens:
Vemos também o "cubículo dos sacramentos" onde vemos que os primeiros Cristãos celebravam a Eucaristia:
Vejam mais uma representação da Eucaristia na primitiva Igreja:
Outra imagem do "Cristo bom Pastor":
Imagem da primitiva "Capela dos cinco Santos":
Imagem de Cristo com os Apóstolos e a fração do pão:
A imagem "O orante":
A Imagem de "São Sisto" o sétimo Papa depois de Pedro:
Temos também o Mograma De Cristo:
E a âncora:
O Primeiro e segundo século do Cristianismo é um testemunho arrasador contra o protestantismo!
Veja nestas fotos a prova que a Igreja Primitiva não tinha, de fato, ídolos, mas cultuava imagens de Cristo, da Virgem e dos santos mártires.
E agora, Rayfran?
Como fica seu argumento de que na Igreja primitiva não se cultuavam os santos, nem se faziam imagens?
E pra terminar vejam que nem todos os protestantes aderem a esse pensamento: Aqui vemos uma imagem de Martinho Lutero (pai do protestantismo) na Catedral Luterana São Nicolau- Helsink:
Começou a ensinar a salvação através das obras,
Até aqui foi você...
Até aqui foi você...
Mas a verdade é que as próprias Escrituras nos mostram isso. O seu pai, Lutero, mutilou a Bíblia Sagrada, por isso irei citar trechos que você julga (e verdadeiramente são) reais:
Em Tiago 2: 17, está escrito: “Assim também é a fé:se não tiver obras, é morta em si mesma.” É claro que só boas obras não bastam, mas ela é fundamental. Lutero chamou este livro de "carta de palha", pois para ele, deveria ser lançado na fogueira, juntamente com outros livros que não diziam o que ele pregava...
do batismo,
Não entendi, antes de haver uma “Igreja Cristã” João já batizava...do batismo,
do batismo infantil, etc...
Ah... agora entendi...o batismo infantil.
Ah... agora entendi...o batismo infantil.
Bem Rayfran, eu vi tua foto e sei que você não tem idade para ter filhos, mas me responde: Se você tivesse um filho e ele possuísse uma doença(pecado original) que, se ele não for imediatamente vacinado(batismo), poderá morrer ou ficar paralítico, você ia esperar ele crescer para tomar essa decisão? Claro que não! Ele é seu filho. Você, sabendo o que é bom para ele, poderá tomar essa decisão por ele. Mas você como qualquer um que protesta a fé, quer ver escritinho na Bíblia,pois só encontramos a verdade cristã nela, não é (Jo 20: 30)? Pois bem. Na visita que Nossa Senhora fez à sua prima Isabel, grávida, ao ser ouvida a saudação de Maria, a criança no ventre de Isabel ficou repleta do Espírito Santo (Lc 1: 44). Me diga se João, naquele momento não foi batizado na água e no Espírito!
Rayfran, João estremeceu no seio de Isabel, denotando que ele entendia o que se passou com ele. Além do mais nos tempos de Jesus, filhos era uma bênção (e ainda é) de Deus. Não ter muitos filhos, ou nenhum, era considerado uma maldição. É provável que em quase todas as casas houvessem crianças e, nos Atos dos Apóstolos, se lê que quando São Paulo estava preso e houve um terremoto, o carcereiro se converteu, porque São Paulo não fugiu. E então São Paulo o batizou, "com toda a sua família" (At 16: 33). É de supor que foi com os seus filhos pequenos, visto que naqueles tempos ainda não havia a "familia moderna", sem filhos.
Rayfran, João estremeceu no seio de Isabel, denotando que ele entendia o que se passou com ele. Além do mais nos tempos de Jesus, filhos era uma bênção (e ainda é) de Deus. Não ter muitos filhos, ou nenhum, era considerado uma maldição. É provável que em quase todas as casas houvessem crianças e, nos Atos dos Apóstolos, se lê que quando São Paulo estava preso e houve um terremoto, o carcereiro se converteu, porque São Paulo não fugiu. E então São Paulo o batizou, "com toda a sua família" (At 16: 33). É de supor que foi com os seus filhos pequenos, visto que naqueles tempos ainda não havia a "familia moderna", sem filhos.
chegando até mesmo a aceitar o pagão Imperador Constantino como seu chefe supremo, no ano de 313 d.c e assim agora associada ao Estado, cheia do Poder Temporal, estabeleceu uma forte aliança,
Até aqui foi você...
tendo como cabeça o Papa.
Até aqui foi você...
Mas a verdade é que essa é uma inverdade muito fácil de refutar: se Constantino inventou uma religião cristã-pagã e deu liberdade a essa religião por ele inventada (em 313, como você diz), por que ele só foi batizado no final da vida (em 337)?
Se Constantino criou e foi "chefe supremo" de uma religião e incentivou os pagãos a aderirem a essa religião, nada mais natural que fosse o primeiro a ser batizado! A palavra convence, mas é o exemplo que arrasta.
Pelo contrário, a verdade é que Constantino somente deu liberdade à Igreja perseguida desde os Apóstolos, porque a visão da ponte Milvio lhe trouxe a vitória militar. Constantino levou o resto da vida para se converter de fato, e ser batizado no leito de morte. O bem que Constantino fez à Igreja foi imenso, porém sua atitude pessoal foi péssima até o final da vida (inclusive favorecendo o paganismo em algumas ocasiões) quando graças a Deus aceitou o batismo.
tendo como cabeça o Papa.
Até aqui foi você...
Mas a verdade é que o “cabeça” da Igreja Católica é Cristo e a “Pedra” onde foi edificada a Igreja de Cristo foi em Simão Pedro e seus sucessores (pois se a Igreja tivesse morrido com São Pedro, não estaríamos discutindo questões de Fé). Você não pode negar nem a Tradição Cristã, nem a Sucessão Apostólica!
Pouco a pouco, para conciliar a igreja com os reis e imperadores, adotaram certas imagens nos cultos para servir como ora intercessor, ora salvador, desviando daquele mandamento que eu citei no início,
Até aqui foi você...
Mas a verdade é que os santos nos intercedem de maneira “mediadora” da mesma maneira que eu intercederei por você( para que encontre-se na verdadeira Fé Cristã).O único intercessor Redentor(Salvador) é Cristo. Não ponha palavras e conceitos errôneos na boca dos católicos!
quando Deus disse que não fosse criado nenhum tipo de imagem
Meu amigo (posso lhe chamar assim?), você deve, segundo seu comentário, ser um idólatra, pois todos os dias faz uma imagem de si, ao olhar-se no espelho...
referinda a o que há além dos céus.
E quanto aos querubins da Arca da Aliança? Os querubins estão no céu (ou além, caso queira) e Deus mandou fazer-lhes para decorar a Arca.( Ex. 25: 17-22). Esse texto será repetido em Ex 37: 7. Se Deus proibira fazer "figura alguma do que há em cima do céu", como é que depois manda fazer as figuras de dois querubins, determinando colocá-los exatamente sobre a arca em que se guardaria a Lei que proibia fazer estátuas? Percebes como o seu deus é um deus de confusão (I Coríntios 14,33)?
Eu apenas expus um pouco do meu pensamento. Não sou o dono da verdade, longe disso. Mas...fica aí esse debate...
Você comete o erro de todos os protestantes: expor os seus pensamentos, “as interpretações da Bíblia” e não a única interpretação: A Divina(II Pd 1: 20).
Que Deus te cubra de bênçãos e que você continue “expondo seus pensamentos” aqui neste blog.
Fábio Alvarenga
0 comentários:
Postar um comentário