segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Vestes de Santidade"


Na abertura do Festejo, muito me chamou atenção a homília do sacerdote (Pe. Gildenor), que contava um pouco da história de Francisco e que falava sobre nossas vestes e a necessidade de estarmos nús... Lembrei de algumas músicas que perfeitamente traduzem as palavras do sacerdote, que são: “Vestes de Santidade” e “Seguir o Cristo nú”, ambas da Fraternidade O Caminho, músicas muito lindas.
A que escolhi para comentar um pouco hoje e que aprecio bastante é: “Vestes de Santidade”.
A Letra diz assim: “Manchadas estavam minhas vestes com a nódua impura do pecado, quando tua mão me levantou, quando tua voz me disse,vem!”
Olha o conteúdo que uma simples estrofe nos oferece, pois é assim que nos encontramos, com vestes sujas,impuras, cheias do pecado, o pecado que o mundo nos oferece e nós “ingênuos” aceitamos de bom grado. “As vestes” tem o sentido de tudo aquilo que utilizo, seja material ou não, é tudo que me cobre e que esconde a minha essência, que se apodera de mim e que chega a se confundir a ponto de não saber distinguir o que é meu e o que incorporei a mim. É  tudo aquilo que de alguma forma nos aproxima do pecado. E nós só conseguimos nos “livrar” de tais vestes, quando paramos e escutamos a voz que há muito gritava, a voz do Senhor!
“ Pra te seguir, retiro as vestes da impureza, eu deixo o medo e a incerteza,mirando o espelho que és Tu, eu vou seguir o Cristo nú!(...)”
Pra seguirmos a voz que escutamos e que tanto nos chamou atenção é necessário a“RENÚNCIA”, renunciar tudo aquilo que é “bom” pra carne e que faz mal ao nosso Espírito. É renunciar as paixões desenfreadas de todos os tipos, é renunciar a nossa vontade, o nosso querer... é se despir de todo o pecado, é renunciar a si mesmo, é deixar todo o medo, toda vergonha, toda dúvida para trás e se deixar guiar, se tornar reflexo do Espelho que é o próprio Deus... é abandonar as vestes do pecado, é seguir nu, refletindo a Santidade do Senhor!
“(...)Veste-me então de santidade, com o cíngulo da castidade, com o manto do amor esponsal, com o diadema real!”
E abandonadas as vestes impuras, devemos procurar com o que nos vestir para que não caiamos na tentação de vesti-las novamente, vestimo-nos então de Santidade! Vestir-se de Santidade...é tornar-me semelhante verdadeiramente ao Senhor... É nos preenchermos do Amor de Deus e estarmos sempre repletos para que possamos transbordá-lo e assim formar nossas vestes...Vestes de Santidade...e vivendo essa Santidade , seremos o que devemos ser, seremos o que o Senhor sonhou para nós...e assim tudo o que vestirmos, o que usarmos será acrescentado de amor! O Senhor nos cingirá a cintura com a castidade, nos fará fiéis e nos reservará a coroa real... e frutos serão gerados... Frutos de Santidade, assim como fez Francisco de Assis!

Para baixar a música "Vestes de Santidade" clique aqui !
 Naina Lima, Grupo de Oração Água Viva!

0 comentários:

Postar um comentário